O MOVIMENTO ESTUDANTIL E A REVOLUÇÃO DE ABRIL - CONFERÊNCIA NA UPP EM 19 DE ABRIL

No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, a UPP - Universidade Popular do Porto tem o prazer de anunciar a realização de uma conferência sobre "O Movimento Estudantil e a Revolução de Abril - Lutas dos Estudantes no Porto", apresentada por Maria João Antunes, no dia 19 de Abril, sexta-feira às 18H00.

Com participação livre na sede da UPP, na Rua da Boavista, 736 - Porto, a conferência poderá também ser participada pela internet, sendo apenas necessário neste caso ser feita pré-inscrição com envio de email para secretaria@upp.pt.

Nota biográfica: Maria João Antunes é investigadora na Universidade Lusófona e professora assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Doutorou-se, em 2022, em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a tese: “Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril – Os movimentos estudantis do Porto (1968-1974)”.

Resumo da comunicação: Os estudantes organizados nas suas associações foram um dos sectores significativos na resistência à ditadura portuguesa. Ainda que sejam mais conhecidas as suas ações na academia de Coimbra e de Lisboa, também no Porto foram protagonistas de uma luta persistente contra o fascismo que foi sendo desenvolvida de forma contínua e com tenacidade. As suas reivindicações e ação são património histórico e contribuíram indelevelmente para as transformações verificadas no campo educativo após a revolução do 25 de Abril. Na presente conferência procurar-se-á caracterizar a organização, formas de ação e reivindicações estudantis no Porto, nos últimos anos da ditadura (1968-1974), assim como descrever alguns dos momentos mais participados e simbólicos protagonizados pelos estudantes no período. O objetivo é não só contribuir para o conhecimento sócio histórico sobre a ditadura e, em especial sobre a resistência antifascista estudantil, mas também proporcionar um momento de discussão sobre as conquistas do 25 de Abril no campo educativo no ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução.

PARTICIPE!

Data: 
Sexta, Abril 19, 2024 - 18:00

EXPOSIÇÃO NA UPP ALUSIVA AOS 50 ANOS DE ABRIL

O grupo da disciplina "Trajetos Teatrais" da UPP-Universidade Popular do Porto convida todo(a)s os amantes da liberdade para a inauguração da exposição alusiva aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 que se realiza no edifício sede da UPP no dia 10 de Abril, quarta-feira às 16H00, com Porto d'Honra.

A exposição estará patente ao público até ao dia 10 de Maio de 2024.

Compareça!

LANÇAMENTO DO LIVRO DE BRUNO AMARAL DE CARVALHO: A GUERRA A LESTE - 8 MESES NO DONBASS

O autor, a UPP-Universidade Popular do Porto, a UNICEPE e a editorial CAMINHO têm o prazer de anunciar o lançamento do livro A Guerra a Leste - 8 Meses no Donbass, de Bruno Amaral de Carvalho, que decorrerá na segunda-feira dia 15 de Abril, às 18H00, na UPP, Rua da Boavista, 736 (Metro: Carolina Michaelis).

A apresentação será feita pelo jornalista Luís Peixoto.

Conforme escreve o Major-General Carlos Branco no prefácio, Bruno Amaral de Carvalho conta-nos neste livro as suas experiências de repórter de guerra no Donbass, onde, durante oito meses distribuídos por três "comissões", acompanhou o conflito ucraniano. Esteve praticamente em todos os lugares problemáticos e seguiu os acontecimentos marcantes desses períodos, em particular a batalha de Mariupol. Teve o privilégio de estar no epicentro do maior acontecimento geopolítico do pós-Guerra Fria, determinante na definição dos termos da nova Ordem mundial que aí vem.

Convidando-se preferencialmente à participação presencial na sede da UPP, o lançamento do livro poderá também ser acompanhado por videoconferência (para a recepção dos dados de acesso online deve ser enviado email de inscrição para secretaria@upp.pt).

COMPAREÇA!

Data: 
Segunda, Abril 15, 2024 - 18:00

Comemorar a Constituição de Abril! - 2 de Abril - Porto

Na Constituição garante-se a igualdade de direitos, a responsabilidade pública do acesso de todos à Saúde, à Educação, à Justiça, à Segurança Social, à Habitação. Protegem-se os direitos de quem trabalha. Defende-se uma política de Paz, Amizade e Cooperação entre os povos.

Neste contexto, no próximo dia 2 de Abril, pelas 18h00, na Praça Carlos Alberto, no Porto, realiza-se uma sessão pública comemorativa da promulgação da Constituição da República Portuguesa, no ano em que também se celebram os 50 anos da Revolução de Abril.

As Associações e Coletividades signatárias, em que se inclui a UPP - Universidade Popular do Porto, convidam a participar nesta iniciativa – uma afirmação de apoio e confiança nos valores de Abril!.

A Direção da UPP

Data: 
Terça, Abril 2, 2024 - 18:00

APELO: APOIE A UPP COM 0,5% DO IRS SEM QUALQUER ENCARGO PARA SI

Sem qualquer custo, podemos apoiar financeiramente a UPP com 0,5% do nosso IRS. Para isso basta preencher a declaração (não pode ser feito por entrega automática) e escrever no quadro 11 do modelo 3 o NIF da UPP: 501 766 308.

A Lei 7-A/2016 confere aos contribuintes a decisão de consignarem 0,5% do valor liquidado em sede de IRS a uma Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, que desenvolva atividades de natureza e interesse cultural, como é o caso da UPP UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO.

Apoie a UPP com 0,5% do IRS sem quaisquer encargos para si e junte-se a nós numa nova forma de apoiar os projetos que a UPP desenvolve em nome de uma sociedade mais solidária.

Nos anos transatos já muitos amigos da UPP responderam ao apelo de consignarem essa verba a favor da UPP, facto que se refletiu nas suas contas e que muito agradecemos.

Assim, na sua declaração de IRS, indique o NIF 501 766 308 no campo reservado à “consignação fiscal”, permitindo que, sem quaisquer encargos para si, 0,5% do imposto liquidado seja destinado, pelo Estado, à UPP.

Mas atenção: essa bonificação “obriga” ao preenchimento da declaração e não pode ser feita com a “entrega automática”.

Para promover o acesso ao conhecimento, desejamos ampliar a nossa atividade cultural mais solidária e ainda mais ativa. É para esse objetivo ambicioso que apelamos, na expetativa de que o aceite e, se possível, o divulgue junto dos seus familiares e amigos.

A Direção da UPP

FERNANDO CAMPOS - Evocação dos cem anos do seu nascimento em 21 de Março

Evocando os cem anos do nascimento do escritor Fernando Campos, a UPP - Universidade Popular do Porto realiza na sua sede em 21 de Março de 2024, quinta-feira, às 18h00, uma conferência em sua homenagem.

Desenvolvida em torno da obra do autor, esta sessão será apresentada por Maria Nazaré Campos e Beatriz Campos, familiares do escritor.

Sobre Fernando Campos:
Tinha 61 anos de idade, dava aulas e era um homem que muitos descreviam como pacato. Tinha, portanto, idade para ter juízo, uma profissão considerada estável no final da década de 80 e não se metia em coboiadas. Mas, ao enviar para uma editora mais de mil páginas manuscritas de um romance histórico, meteu-se sem saber a pés juntos na glória e na fama"
(in Visão, de 6 de Abril de 2017)

A participação é livre e pode ser presencial ou por videoconferência, devendo neste caso ser feita inscrição prévia por e-mail por secretaria@upp.pt .

Data: 
Quinta, Março 21, 2024 - 18:00

CURSO BREVE: O CINEMA E A POLÍTICA - Da Era das Catástrofes à Sociedade do Espetáculo

A UPP - Universidade Popular do Porto vai promover um curso breve pós-laboral sobre "O Cinema e a Política - da Era das Catástrofes à Sociedade do Espetáculo".

Orientado por Fernando Sá, Professor jubilado do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o curso abordará o cinema como sujeito e objeto na formação e perceção do mundo contemporâneo.

Composto por 8 seminários, cada um com temática própria apoiada por um filme específico, o curso decorrerá às segundas-feiras, das 18h00 às 19H30, nos dias 8, 15, 22 e 29 de Abril e
6, 13., 20 e 27 de Maio de 2024. Todas as sessões poderão ser participadas presencialmente e por videoconferência.

OBJETIVO: Apresentar o cinema como um ator político que está na fronteira da história e da memória política, como sujeito e como objeto. O curso pretende criar um espaço onde possamos refletir sobre os diferentes aspetos que fazem de um filme um ator político, e até que ponto isso depende de fatores externos, tais como o modo como a plateia o recebeu, as análises dos críticos ou o julgamento dos seus efeitos na posteridade.

DINÂMICA: Sessões de 90 minutos de duração divididos em duas partes:
1. Conversa e debate sobre o filme sugerido na sessão anterior para ser visto : a produção e receção da obra cinematográfica em causa, a sua importância na história do cinema e o contexto político da sua produção e exibição (30 minutos).
2. Os principais conceitos históricos e políticos presentes ou insinuados no filme indicado para ser visto e debatido pela turma no encontro seguinte (60 minutos).

Consulte o programa no folheto anexo

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NA SECRETARIA DA UPP
Rua da Boavista, 736 - 4050-105 Porto
T: 226098641 - secretaria@upp.pt - www.upp.pt

Páginas

Subscribe to Universidade Popular do Porto RSS