História

PRÓXIMAS ACTIVIDADES SOBRE OS 100 ANOS DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO

Participe nas acções promovidas pela UPP sobre os 100 Anos da Revolução de Outubro, debatendo e reflectindo sobre tão importante acontecimento.

Consulte o programa com as próximas actividades.

Entrada livre.

Tema:

Conferência de Silvestre Lacerda: Quando amanhecerá, camaradas? 1917 - História de uma Revolução

No primeiro dia do programa promovido pela UPP sobre a Revolução de Outubro de 1917, em 4 de Novembro, sábado, pelas 16 horas, Silvestre Lacerda proferirá na UPP uma conferência subordinada ao tema:

Quando amanhecerá, camaradas? 1917 - História de uma Revolução.

Antecedendo a conferência, pelas 15 horas, será inaugurada na UPP uma exposição sobre a

Arte Gráfica na Revolução com 25 Cartazes Soviéticos

No centenário da Revolução Russa pretendemos dar a conhecer e reflectir sobre o processo histórico que conduziu os operários e camponeses russos à tomada do poder. A Revolução Socialista de Outubro de 1917 não foi fruto de um encontro de acaso, foi um acontecimento para o qual muitos contribuíram, desde as águas-furtadas às tipografias clandestinas, do atentado ao martírio, do exílio e deportação à instauração dos Sovietes.
Em plena I Guerra Mundial, o impacto da Revolução Russa foi enorme a abalou as potências beligerantes, incluindo Portugal, principalmente com a reivindicação de um cessar-fogo imediato e o estabelecimento da PAZ!
Não menos abalo, chegando mesmo a provocar o pânico entre a burguesia, foi a implementação dos decretos de distribuição das terras pelos camponeses pobres e a nacionalização dos meios de produção em mãos dos capitalistas, dando assim voz aos que queriam TERRA, PÃO e LIBERDADE!

Tema:

100 anos da Revolução de Outubro

No centenário da Revolução, propomos debater o processo histórico que levou à tomada do poder e às inovadoras transformações revolucionárias que marcaram o século XX.

Consulte o programa.

Tema:

Ficheiros: 

Contributos para a História do Movimento Operário no Porto

Com a participação de

João Freitas - Dinâmicas e experiências do movimento operário(1871-1914)

Sérgio Ribeiro - A frente sindical na luta pelo derrube do fascismo

Vitor Ranita - Intervenção na luta pela Democracia após 25 de Abril

16 de Junho de 2016 - 18H30

Tema:

Debate: As Farsas Eleitorais no Fascismo

No seguimento do ciclo debates de divulgação do Centro de Documentação e Informação da UPP, irá realizar-se o último debate no próximo dia 27 de Abril pelas 17:30h no anfiteatro nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Este debate, dedicado à questão das eleições durante o Fascismo, irá contar com a participação de Maria José Ribeiro, que integrou a Comissão de Jovens da Candidatura de Humberto Delgado em 1958.
Apelamos à presença de todos neste momento que está também integrado nas comemorações do 25 de Abril pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da UP em parceria com a UPP.

Tema:

Data: 
Quarta, Abril 27, 2016 - 17:30

Páginas

Subscribe to RSS - História