Visita de Estudo
Na Rota do Património
Entre a Serra da Estrela e o Rio Mondego

Universidade Popular do Porto (UPP)

8 de Maio de 2010

1011 12

Entre a Serra da Estrela e o Rio Mondego: cirandando da aldeia histórica de Linhares a Celorico da Beira, capital do queijo da Serra da Estrela


Conteúdo

Data

8 de Maio de 2010

Roteiro

06h.45   Comparência na UPP  
07h.00   Partida da UPP  
10h.00  
Linhares: Visita à aldeia histórica e ao seu Castelo
Aldeia de Prados: Visita à Casa do Mundo Rural e aos Moinhos da Rapa
 
13h.00  
Almoço Convívio no Lagar Municipal - Centro de Investigação Gastronómica
 
15h.00   Centro Histórico de Celorico da Beira  
17h.00   Solar do Queijo da Serra da Estrela  
18h.30   Regresso  
21h.30   Chegada à UPP (Previsão)  

Preço

62,50 euros

Incluído: Transporte em Autocarro, Visitas Guiadas, Almoço, e Seguro de APGrupo

Inscrições e mais informações

Inscrições até 26 de Abril, na sede da UPP, na Rua de Augusto Luso, 167 - 1o, 4050-073 PORTO. Telefone: 226098641 Fax: 226004335 URL: www.upp.pt Email: upporto@mail.telepac.pt

Não dispensa a consulta das Condições de Participação. O Programa pode ser alterado no decorrer da visita por motivos técnicos e/ou causas imprevistas

Programa

Linhares da Beira

29 A aldeia histórica de Linhares da Beira nos contrafortes da Serra da Estrela, com o seu castelo, é um autêntico museu ao ar livre.

Antiga vila medieval já era habitada na época dos romanos, ficando desse tempo o trecho da calçada romana e parte do edifício chamado Fórum.

Casa do Mundo Rural e Moinhos de Água da Rapa

31 Na aldeia de Prados, a Casa do Mundo Rural e os Moinhos de Água da Rapa, pretendem retratar uma época em que a agricultura, associada à pastorícia eram as principais actividades económicas da população, praticando assim uma economia de auto ? subsistência que perdurou até às décadas de 60/70 do século XX.

Lagar

33 O antigo Lagar (Centro de Investigação Gastronómica), à beira do Rio Mondego, é o perfeito retiro para apreciar os verdadeiros sabores da beira numa ambiência natural e verdejante.

Celorico da Beira

35 O Centro Histórico de Celorico da Beira conta com várias casas com janelas artísticas e casas brasonadas. A igreja de Santa Maria, possui uns caixotões no tecto dignos de serem visitados. A torre do relógio data do séc. XVI e o Castelo foi fundado pelos romanos no tempo do Imperador Augusto César.

Solar do Queijo Serra da Estrela

37 O Solar do Queijo Serra da Estrela, em homenagem ao pastor/agricultor, pretende transmitir a actuais e futuras gerações, a diversidade, a riqueza e o carácter multifacetado da sua cultura, conseguida com muito suor e muitas vezes até fome.

Organização

Gruo de Trabalho de Visitas de Estudo da Universidade Popular do Porto (Folheto em PDF)
Universidade Popular do Porto 2010-04-17