VISITA DE ESTUDO
3 Dias no ALentejo: Alqueva, ALvito, Vidigueira

Universidade Popular do Porto (UPP)

22, 23 e 24 de Setembro de 2011

Património. A beleza natural. Os sabores e aromas!
Cinco anos!

Foi em 2007, no último fim-de-semana de Setembro, que iniciamos este cirandar anual pelo Alentejo!

Pois é! Pelo quinto ano consecutivo vamos ao Alentejo para, durante 3 dias, cirandar pelo Grande Lago do Alqueva, por Alvito, Vila marcadamente Manuelina, e pela Vidigueira, Vila dos Gamas.

Como sempre, neste cirandar vamos conhecer, nas suas diversas vertentes, o riquíssimo património existente. Vamos também encontrar as Gentes do Alentejo para as conhecer melhor e saber o que pensam do passado e presente com os olhos postos no futuro.

Depois, vamos experimentar a riqueza, os aromas e o prazer da cozinha alentejana. Esta é uma vivência tão perfeita que justifica, por si só, a visita à Região.

E, não esqueça!

Nos anos anteriores os lugares esgotaram rapidamente e, este ano há menos lugares disponíveis. Assim, o melhor é inscrever-se já! Depois pode ser tarde?

A terminar, repetimos a sugestão dos anos anteriores: Seja alentejano por 3 dias!

Data

22, 23 e 24 de Setermbro de

Roteiro

Alqueva, as terras do Grande Lago

A Barragem do Alqueva, a maior barragem de Portugal e o maior espelho de água artificial da Europa (250 km2 de superfície; 83 km de comprimento; 1160 km de margens), transfigurou por completo a paisagem do Alentejo. As terras do Grande Lago oferecem ao visitante sensações únicas. Na calma serena de uma nova paisagem alagada de vida, as memórias fundem-se em novos caminhos.

O almoço no Restaurante Panorâmico da Amieira Marina (Alqueva) permite-nos poisar o olhar nas águas mansas, rendilhadas por inúmeras ilhas e longos braços, do grande lago.

O CRUZEIRO DE BARCO leva-nos a descobrir o casario branco das aldeias ribeirinhas como Alqueva, Amieira e Estrela, a horizontalidade da planície alentejana, as cores das searas, o azul forte do lago, as manchas de olival e de vinha.

Alvito, Património Vivo

Pacata vila, sede de concelho, situada no Baixo Alentejo, Alvito respira paz de espírito e tranquilidade, por entre o seu casario branco de faixa amarela ou azul.

A vila como que se desenvolve ao redor do seu bonito Castelo, do século XV. O Castelo é o coração da comunidade e o maior símbolo de soberania, do qual sobressai a arquitectura Manuelina que influenciou casas e demais recantos da vila.

Conhecida como uma vila marcadamente Manuelina, aqui se pode encontrar a maior concentração de portais manuelinos de todo o baixo Alentejo, curiosas entradas reais em casa modestas, a Ermida de S. Sebastião e a bela Igreja Matriz com os seus fantásticos frescos.

Vidigueira, no condado dos Gamas

Numa paisagem de encantos e recantos, de odores e sabores, propomo-nos conhecer a Vidigueira e a Vila dos Frades.

Partindo do Museu Municipal, a rota ?No condado dos Gamas? leva-nos a cirandar, numa visita guiada e comentada, pelo património pleno de memórias e história, designadamente a Ermida de S. Rafael, a Quinta do Carmo (antigo convento carmelita), as Torre de Menagem e do Relógio, o exterior da casa do escritor Fialho de Almeida e a villa romana de S. Cucufate.

A villa romana de S. Cucufate é considerada a ``melhor residência rural romana em Portugal''. A região de S. Cucufate foi ocupada por volta do IV ou III milénio a.C. Não se sabe precisar a data em que a primeira comunidade de frades se instalou nas ruínas da antiga quinta romana.

Programa

Preço

240 euros

Incluindo: Transporte em autocarro; Cruzeiro no Alqueva; Pensão completa, excepto o PA do 1o e o jantar do último dia; Visitas indicadas no programa; Alojamento em quarto duplo na Residencial Santa Clara, Vidigueira; e Seguro de Ac. Pessoais.

Não dispensa a consulta das Condições de Participação.

Inscrições e informações

Inscrição limitada com marcação prévia, na Secretaria da UPP, dias úteis das 10h às 13h e das 14.30h às 18.30h. Telefone: 226098641 Fax: 226004335

(Folheto PDF)

Universidade Popular do Porto 2011-06-19