VISITA DE ESTUDO
Na Rota do Património
No vale do Côa e Douro Superior: cirandando entre história e Amendoeiras em flor

Universidade Popular do Porto (UPP)

10

Graças ao seu clima particular, todos os anos o Douro Superior brinda os seus visitantes, com o magnífico espectáculo proporcionado pela mãe natureza ? ?As Amendoeiras em Flor?, anunciando a primavera com cerca de um mês de antecedência. Junto à linha de fronteira ficam fortes e castelos que marcam a mais antiga fronteira da Europa. É o caso de Almeida e Castelo Rodrigo. São aldeias históricas de Portugal, assim classificadas pelo valor histórico do seu património e capital de cultura tradicional que guardaram até hoje.

Data

25 (Sexta.feira) e 26 (Sábado) de Fevereiro. 2011 OU 4 (sexta.feira) e 5 (Sabado) de Março 2011

Roteiro

Museu do Côa:


15

uma viagem no tempo Aberto ao público desde 30 de Julho, o Museu do Côa assenta em diferentes formas de apresentação dos conteúdos. Há um contacto directo com peças do Paleolítico, artefactos que testemunham o quotidiano do Homem no Vale do Côa e que convidam o visitante a viajar no tempo, até à alvorada do desenvolvimento da Humanidade, quando surgiram as primeiras tentativas de representação simbólica, enquadradas por uma nova relação com a natureza e pela emergência da Cultura.

Torre de Moncorvo:


17
a terra das amendoeiras A vila orgulha-se do seu centro histórico. Núcleo Medieval onde se incluem as casas solarengas, as inúmeras ?oficinas artesanais? de venda de produtos regionais e confecção da ?Amêndoa Coberta de Moncorvo? e, sobretudo, da magnífica Igreja Matriz, do século XVI, classificada como Património Nacional e considerada como o maior templo religioso da Província de Trás-os-Montes.

Barca d`Alva:


19
Por aqui entrou Jacinto, a caminho de Tormes (A Cidade e as Serras) Situada num bonito vale na margem esquerda do rio Douro, junto à raia, está Inserida na área do Parque Natural do Douro Internacional. No Miradouro do Alto da Sapinha pode-se admirar uma inesquecível panorâmica do Vale do Douro e da sua confluência com o Rio Águeda; bem como observar o Grifo no seu habitat natural e o fabuloso espectáculo das Amendoeiras em Flor.

Castelo Rodrigo:


21
uma terra de encantos Esta antiga vila fortificada, erguida no topo de uma colina isolada, oferece uma esplêndida vista sobre os campos e serras em redor. Totalmente recuperada, guarda vestígios de ocupação humana que remontam ao Paleolítico, continuando a apresentar sobejos motivos de interesse, tais como a igreja matriz, fundada pelos frades hospitalários em 1192 e dedicada a Nossa Senhora do Rocamador; a cisterna, servida por duas portas, uma gótica e outra mourisca; o pelourinho e o relógio instalado sobre um antigo torreão.

Serra da Marofa:


23
no topo da cordilheira Com 977 metros de altitude, situa-se na região de Ribacôa. De qualquer ponto do cume, tem-se uma vista de 360o. Para leste, a Barragem de Santa Maria de Aguiar, já perto da raia. Para nordeste, a aldeia de Castelo Rodrigo com os restos da fortificação a rodear o cabeço. Para norte adivinha-se o profundo vale do Douro e para oeste distingue-se a formação geológica da Garganta do Colmeal.

Almeida:


25
a aldeia histórica mais visitada em 2009 Com as suas muralhas e baluartes é uma lição em pedra da arquitectura militar barroca e é também espaço de imensa evocação histórica. Almeida é a mais monumental das nossas praças-fortes e uma das mais interessantes fortalezas do mundo, onde é visível a técnica do "hexágono" do engenheiro militar de Luís XIV de França, Vauban. No espaço amuralhado destaca-se o Quartel das Esquadras, os alicerces do antigo Castelo Manuelino, a Pousada, A Casa da Roda, o Picadeiro d`El Rei e os edifícios dos Paços do Concelho.

Programa (previsto)

Primeiro dia
Segundo dia

Preço

135 euros

Não dispensa a consulta das Condições de Participação

Inscrições e informações

Atendendo ao grande número de inscritos em lista de espera para a visita de 25 e 26 de Fevereiro, estuda-se a sua repetição na semana seguinte.

A confirmação das as inscrições em lista de espera, que funciona como pré-reserva para a nova data, poderá reduzir bastante o número de lugares disponíveis. Assim, os interessados devem fazer já a sua pré-inscrição.

Confirmando-se a realização da visita, as pré-inscrições têm de ser confirmadas até 28.Jan., com o pagamento de 50% do custo da viagem, sob pena de serem anuladas. O restante terá de estar pago em 11 de Fev.

Inscrição limitada com marcação prévia, na Secretaria da UPP, dias úteis das 10h às 13h e das 14.30h às 18.30h.

(Folheto PDF -1a visita )

(Folheto PDF -2a visita )

Universidade Popular do Porto 2011-01-21