Cursos Livres 2009-2010
Horário Diurno

Universidade Popular do Porto (UPP)


Cursos Livres


A Língua nos Títulos dos Jornais

Permite-se aos títulos dos jornais uma certa 'liberdade gramatical', como a ausência de verbo em "Cinco reforços no arranque do dragão" (JN, 08/07/09:1). Mas há limites. Neste título, a palavra 'dragão' deveria ser escrita com maiúscula inicial, por referir não o animal mitológico, mas uma entidade pública, como em outros títulos na mesma página. É destas e de outras coisas ligadas à língua que trataremos neste curso. Para cada caso, serão descritos os padrões linguísticos do Português postos em causa.

Orientador

Joaquim Barbosa

Conhecer o Porto Contemporâneo

Identificar, conhecer, reconhecer e inventar os tempos e os espaços das transformações ocorridas, nos últimos 200 anos, para compreender a cidade hoje.

Orientador

Annie Gunther


Desenho e Pintura

A pintura é a mais bela de todas as artes. Uma arte completa que resume todas as outras. Aprendemos primeiro a desenhar e depois a pintar; a cor é apenas um acessório. As cores e as formas da pintura podem transmitir um estado de espírito, a ideia de um motivo, sem sugerir concretamente esse motivo. Análise intencional, partilha de conhecimentos e projectos. Isto resume a aprendizagem dos Cursos de Desenho e Pintura.

Orientador

Manuela Lobo


Física e Poesia

Pretende-se fazer uma abordagem de conceitos físicos, a partir da exploração de textos poéticos onde os referidos conceitos emergem de forma explícita ou implícita. O curso não tem, nem pode ter, a pretensão de desenvolver em pormenor conteúdos da Física nem tão pouco de os abordar através de um formalismo matemático elaborado. Pretende-se apenas fornecer algumas ?chaves? que possibilitem a compreensão:

Orientador

Regina Gouveia


Francês através da Comunicação Social

Abrir janelas sobre o mundo, numa das línguas em que há mais tempo ele se discute e inventa.

Orientador

Carlos Amador


Grandes Questões da Actualidade

Na conturbada ?hominização em curso?, procura-se alicerçar na experiência e saberes dos participantes a compreensão da contraditória marcha do mundo.

Orientador

Carlos Amador


História a Arte da Cidade do Porto

Urbanismo, Arquitectura, Pintura, Escultura e outras técnicas artísticas no Porto: dos finais do século XIX à actualidade (persistências e rupturas).

Orientador

Assunção Lemos


História do Cinema

O Cinema é uma arte, a sétima. Neste curso procura-se sensibilizar o olhar o cinema como tal, exibindo e comentando obras decisivas na evolução desta arte. Antecipando a exibição de um pequeno comentário, fomenta-se, no final, uma troca de opiniões sobre o que foi passando no ecran! Aprender a olhar o cinema como Arte e não apenas como entretenimento!

Orientador

José Eduardo Mendonça


História das Religiões

Os objectivos deste curso são tentar compreender o fenómeno religioso como um fenómeno social, económico, político e cultural que modelou a humanidade desde os seus primórdios civilizacionais até aos nossos dias. Não se pretende discutir as crenças ou atitudes perante o fenómeno que é subjectivo e como tal deve ser respeitado. Propomos uma evolução histórica deste fenómeno religioso abordando os animismos, politeísmos e monoteísmos, bem como outros movimentos heterodoxos das religiões monoteístas que não satisfazem necessidades espirituais e, aparentemente, parecem colmatar este eventual vazio.

Orientador

Maria Palmira Pinho


Inglês - iniciação, intermédio e mais avançado

Quer aprender Inglês? Quer refrescar os seus conhecimentos para melhor falar e entender quando viajar ou quando navega na Internet? Perca o medo de falar e/ou pronunciar com erros. Venha conhecer novas pessoas nas mesmas condições e divertir-se aprendendo. Amélia Sousa / Beatriz Bachá


O Direito e a Vida

Uma abordagem, preferencialmente prática, do direito, muito especialmente do direito civil, por ser aquele que mais de perto diz respeito à grande maioria dos cidadãos e por se presumir, por isso, que é o que mais pode interessar aos potenciais frequentadores deste curso.

Orientador

Rúben Amaral


Olhares sobre a Literatura

  1. As artes literárias

  2. A importância da leitura
  3. A literatura escrita.

Orientador

Paulina Sousa


Psicologia da Exclusão

Reflexões sobre os diferentes olhares e discursos sobre o fenómeno da exclusão. Em análise, a diversidade de formas (económica, social, cultural, patológica e de comportamentos auto-destrutivos) a sua evolução no decurso da modernidade, as suas expressões actuais e os mecanismos de integração/ exclusão.

Orientador

Felicidade Castro


Reflexões sobre a História

A abordagem à História ?recente? de Portugal (Da Guerra Colonial ao M.F.A e ao 25 de Abril de 1974; Origens do Movimento dos Capitães; O programa do M.F.A ? os 3D; A Revolução ? figuras de destaque; Das eleições livres ao estabelecimento do regime democrático ? a Constituição de 1976; A expressão visual (murais) e sonora (slogans/palavras de ordem) da Liberdade; A descolonização e o nascimento dos PALOP (o (o caso ?especial? de Timor); A evolução da situação da Mulher), articulando com a História Local sempre que possível e com movimentos mais gerais.

Orientador

Maria de Fátima Silva


Roteiros na Natureza

Biodiversidade: passado, presente e futuro

O fio condutor das sessões será: A origem e evolução da vida e as paleogeografias no planeta Terra; A evolução da biodiversidade a par da evolução cultural do Homem moderno; A biodiversidade portuguesa; A perda de biodiversidade no mundo nas últimas décadas e perspectivas futuras. Utilizar-se-ão audiovisuais, notícias, etc. e far-se-ão visitas de estudo, a definir, a áreas que são Parques e Reservas Naturais e espaços da Rede Natura 2000.

Orientador

Dalmindo da Natividade


Sociologia da Comunicação

Num tempo em que tanto se fala em Comunicação, Comunicação Social, Mass media, importa também sobre isto reflectir com um/outro possível modo de ver. Procuraremos, então, fazer a distinção entre as três lógicas comunicacionais dominantes, associadas que estão a três distintas ?visões do mundo?. Assim, designadamente, abordaremos: Os modelos básicos da comunicação; A Comunicação Representativa; A Comunicação Expressiva; A Comunicação Confusionante; O discurso mensagem/produto.

Orientador

António Laúndes

Informações

INICIO DAS AULAS (Previsão):
6 de Outubro
DURAÇÃO DO CURSO:
Outubro a Junho, inclusivé
TEMPO SEMANAL POR CURSO:
90 minutos
FÉRIAS:
nos períodos correspondentes ao ensino secundário

Inscrições

Inscrições on-line ou na sede da UPP, na Rua de Augusto Luso,167, 1^o, Porto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14h.30 às 18h.30. Telefone: 226098641 Fax: 226004335


A participação nos cursos não se restringe a um conjunto de aulas teóricas mas abre um espaço de participação em cursos, debates, visitas de estudo e actividades diversas, de acordo com os interesses e motivação de cada um.


(Folheto em PDF)

Horários

Dia / Hora   Orientador/a
SEGUNDA-FEIRA
10h.30 Inglês II  
10h.30 Pintura: Acrílico  
11h.00 O Direito e a Vida  
14h.30 A Língua nos Títulos dos Jornais  
14h.15 Pintura: Acrílico  
14h.30 Grandes Questões da Actualidade  
16h.30 Francês através da Comunic. Social  
TERÇA-FEIRA
10h.30 História do Cinema  
10h.30 Pintura: Pastel  
14h.30 Reflexões sobre a História  
14h.15 Desenho II  
16h.30 Olhares sobre a Literatura  
QUARTA-FEIRA
10h.30 Inglês III  
10h.30 Pintura: Aguarela  
10h.30 Sociologia da Comunicação  
14h.15 Desenho I  
14h.30 Sociologia da Comunicação  
14h.30 Física e Poesia  
16h.30 Roteiros na Natureza  
QUINTA-FEIRA
10h.30 História das Religiões  
10h.30 Inglês I  
14h.15 História do Cinema  
14h.30 Inglês Iniciação  
14h.30 Conhecer o Porto Contemporâneo  
16h.30 História das Religiões  
SEXTA-FEIRA
10h.00 História da Arte do Porto  
10h.30 Psicologia da Exclusão  
14h.30 História do Cinema  


Universidade Popular do Porto 2009-10-10