Visita de Estudo
No Verão de S.Martinho
De Ponte da Barca até ao Lindoso

Universidade Popular do Porto (UPP)

Cirandando por uma das paisagens mais bonitas de Portugal, entre as ravinas da serra do Soajo e da serra Amarela, inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês


Data

7 de Novembro de 2009

Roteiro

Visitas Guiadas

Barragem do Alto Lindoso

central subterrânea, a 340 metros de profundidade, no rio Lima, alimenta a mais potente central hidroeléctrica portuguesa

Castelo de Lindoso

restaurado com respeito pela sua história, está transformado num espaço vivo, no qual se desenvolvem actividades culturais.

Largo ou Eira dos Espigueiros classificado IIP, é composto por 50 espigueiros dos séculos XVII e XVIII, que vem sempre referido, com destaque e com gravura obrigatória, em todos os livros de arquitectura popular nacionais ou mundiais.

Mosteiro de Bravães

Templo românico do século XIII, constitui, sem dúvida, uma das igrejas românicas mais interessantes da Ribeira Lima e um dos mais notáveis monumentos do concelho de Ponte da Barca, estando classificada como Monumento Nacional.

Ponte Medieval

sobre o rio Lima, classificada como Monumento Nacional, esta ponte constitui uma das mais notáveis obras construídas no Portugal medieval, da primeira metade do século XV.

Pelourinho

Monumento Nacional, poderá datar dos finais do século XVI e apresenta coluna de granito cilíndrica, antecedida por um soco de quatro degraus.

Casa Nobre do Correio Mor

edifício do século XVII e arquitectura singela, ostenta belas varandas de ferro forjado seiscentistas.

Centro de Exposição de Produtos Regionais

edifício também designado Antigo Grémio ou Tulha, foi adaptado a centro de exposições e venda de produtos regionais, com a presença de artesãos a desenvolver o seu trabalho.

ALMOÇO TÍPICO

Restaurante Jaime Gomes, ementa: Arroz de Sarabunho com Rojões à moda do Minho.

O Programa pode ser alterado no decorrer da Visita por motivos técnicos e/ou causas imprevistas.

Partida e chegada

Partida:
07h30m
Chegada à UPP:
21h.00 (Previsão)

Inscrições

Inscrições até 23 de Outubro

Preço

Inscrição: 55,00 euros. Inclui: Transporte em Autocarro, Almoc?o, Visitas e Seguro de APGrupo

Mais informações

Na sede da UPP, na Rua de Augusto Luso, 167 - 1o, 4050-073 PORTO. Telefone: 226098641 Fax: 226004335 URL: www.upp.pt Email: upporto@mail.telepac.pt

(Folheto em PDF)

Universidade Popular do Porto 2009-10-10