CURSOS LIVRES DA UPP - UMA OFERTA CULTURALMENTE RICA E VARIADA

O ano letivo 2020/21 arrancou com segurança na UPP.
Os cursos livres diurnos são muitos e de qualidade.
Pode assistir a quase todos os cursos na UPP ou em casa. As aulas são, regra geral, presenciais, com respeito pelas regras de segurança, mas a maioria dos cursos é também ministrada por videoconferência.
Consulte a relação de cursos e contacte a secretaria da UPP.

INSCREVA-SE

CORAL DA UPP RETOMA ENSAIOS

O Coral da UPP, dirigido por Pedro Guedes Marques, reiniciou os seus ensaios.

Respeitando as regras sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde, os ensaios serão centralizados nas inslações da UPP com os devidos distanciamentos entre as pessoas, a utilização de máscaras, as desinfecções das mãos e dos espaços e todos os cuidados que a situação impõe.

Como uma das primeiras formas musicais geradas pelo ser humano, o canto é um instrumento libertador e exaltador da vida. Cantar é uma forma de conviver, interagindo com as vozes, os olhares e os gestos. Neste coral aprender-se-á cantando, sorrindo de uma forma natural, com a música e o ritmo como pano de fundo.

Horário de ensaios: Quartas-feiras: 18h00.

APAREÇA! AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
UPP - UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO
Rua da Boavista, 736 | 4050-105 Porto
Telf: 226098641 | 963874167
geral@upp.pt | www.upp.pt | WWW.facebok.com/universidadePopulardoPorto

SOBRE A VISITA DE ESTUDO “3 DIAS NO ALENTEJO” 2020

A Visita de Estudo ao Alentejo prevista para 24, 25 e 26 de Setembro ficou inserida num período condicionado pela pandemia presente no país. No espírito de responsabilidade que a situação exige, têm estado a ser avaliadas as condições que garantam a concretização com êxito da visita.
Desde o final de Julho estão esgotadas as inscrições neste evento, o que demonstra a confiança dos inscritos na possibilidade da sua concretização. Contudo, a um mês da visita, teve de ser feita uma reavaliação das condições em que esta se poderia realizar e, porque há compromissos financeiros a cumprir neste período, haveria que decidir sobre a sua realização.
Atendendo à relativa longa distância a percorrer com máscaras colocadas dentro de um autocarro, mesmo que com condições de salubridade e climatização, que teriam de estar sempre presentes nas diversas atividades associadas (entradas em Museus e outras instalações a visitar, Passeio de Barco no Alqueva, Restaurantes, etc.).
Acresce que ao longo de três dias, em grande parte do tempo, o uso de máscara teria de estar aliado à manutenção de medidas de distanciamento social, o que constituiria fator constrangedor do conforto, satisfação e partilha, que caracterizam as nossas Visitas de Estudo.
A Direção da UPP, ouvido o Grupo de Trabalho das Visitas de Estudo, decidiu cancelar a visita programada apontando como alternativa, caso se confirme a existência de condições para tal, uma Visita a planear para aquele mesmo fim-de-semana de somente UM DIA, com um tempo de transporte relativamente curto, que em breve poderá ser divulgada.
Quanto às verbas já pagas a título de inscrição para a Visita cancelada várias alternativas são possíveis:
1. Manutenção das verbas pagas como crédito para Inscrição em futuras visitas, com prioridade de inscrição.
2. Manter as verbas pagas (no todo ou em parte) como créditos para pagamentos de outras atividades, designadamente mensalidades de Cursos que frequente ou venha a frequentar no próximo ano letivo.
3. Reembolso das verbas pagas. Nesta situação, por necessidade fiscal, deverá ser indicado o IBAN/NIB para onde deve ser efetuada a respetiva transferência bancária.
Neste momento difícil, contamos com TODOS no esforço comum para garantir a sustentabilidade da atividade da UPP, nomeadamente dos Cursos do novo ano letivo 2020/2021.
Esperamos a melhor compreensão e apresentamos as nossas saudações acompanhadas do desejo de muito brevemente podermos reencontrar-nos.

Porto, 31 de Agosto de 2020
A Direção da UPP - UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO

ESPERANTO - LÍNGUA UNIVERSAL - Videoconferência

Rompu, rompu la murojn inter la popoloj!
Derrubem, derrubem os muros entre os povos!
L.L. Zamenhof

Videoconferência em 28 julho 2020 {terça-feira) - 18H00
Com a participação de:
Sónia Apolinário
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE, autora da tese "O Esperanto em Portugal. Língua Internacional e Movimentos Sociais".
Rui Vaz Pinto
Presidente da Direção da Unicepe, associado da UPP.

A emergência e a consolidação da língua internacional Esperanto encontram-se ligadas aos principais eventos da história internacional desde finais do século XIX. Pode discutir-se se o fenómeno do Esperanto constitui um movimento social, contudo, a sua vocação democrática permitiu que estabelecesse ligações a muitos dos movimentos sociais fundamentais ao longo do tempo. 0 percurso do Esperanto em Portugal e uma ilustração dessa constatação.
Sónia Apolinário

--
Entrada livre, sujeita a inscrição prévia:
Enviar inscrição para upp.secretaria@gmail.com o nome, email e telemóvel e indicar a intenção de participar de forma presencial ou virtual.

VIDEOCONFERÊNCIA - “Amália - Ditadura e Revolução - A história secreta”, com Miguel Carvalho

24 DE JULHO, SEXTA-FEIRA, 18H00 - Videoconferência de apresentação do livro "Amália - Ditadura e Revolução - A história secreta” com a participação do autor, Miguel Carvalho, jornalista, grande repórter da revista Visão.
----
Como a “Rainha do Fado”, a quem chamaram cantora do regime, se relacionou com a ditadura, financiou a resistência a Salazar e sobreviveu às acusações do pós-revolução. "Amália, Ditadura e Revolução, a História Secreta", de Miguel Carvalho, revela documentos oficiais e clandestinos, entre eles um relatório da polícia política de 1939 que incluía o nome da fadista na denominada "Organização Comunista no Fado".
É ainda revelada uma carta do arquivo de Oliveira Salazar, que Amália Rodrigues lhe escreveu dias antes da inauguração da ponte sobre o Tejo, em 1966, e na qual, escreve o jornalista Miguel Carvalho, a artista "se derrete de orgulho pátrio e elogios ao destinatário".
Cruzando depoimentos recolhidos para esta investigação, factos históricos, depoimentos de arquivo, recortes de imprensa e também entrevistas inéditas de Amália Rodrigues, a investigação junta pontas soltas sobre as relações políticas e privadas da fadista.
Com um olhar jornalístico, entre o regime e a resistência, cruzando as histórias de quem teve oportunidade e o privilégio de conviver com a fadista, Miguel Carvalho quis mostrar que, para lá das divinizações e do mito, Amália revela-se essencialmente nas suas costuras, imperfeições e contradições.
“Amália - Ditadura e Revolução - A história secreta” é uma investigação jornalística que atravessa dois regimes, vários continentes e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos. Inclui ainda gravações inéditas da fadista e de personalidades que com ela conviveram. Com recurso a milhares de páginas de documentos nunca revelados, além de cartas e fotografias desconhecidas da cantora, este é também um retrato político do século XX português através do percurso de Amália Rodrigues.

----
Entrada livre mas sujeita a inscrição prévia em
upp.secretaria@gmail.com (com nome e e-mail para envio posterior de senha de acesso).

A UPP agradece a divulgação.

VIDEO CONFERÊNCIA SOBRE "EVOLUÇÃO HOJE E AGORA"

2 de julho, Quinta-Feira - 18,00 horas

Com a participação de ANDRÉ LEVY
Biólogo, Doutorado em Ecologia e Biologia Evolutiva,
Professor no ISPA, divulgador-editor científico, ator

Ao longo de praticamente 4 mil milhões de anos, a vida da terra tem-se adaptado e diversificado através do processo de evolução. Mas o estudo da evolução não se resume à reconstrução desta longa história. A evolução continua nos dias de hoje e por vezes a ritmos bastante rápidos, face à escala humana. De facto, entender como funciona a evolução e o mecanismo de selecção natural torna-se imprescindível para nós entendermos alguns dos impactos que os seres humanos têm no ambiente.
Fenómenos como a evolução de resistência de bactérias a antibióticos ou de pragas agrícolas a pesticidas demonstram como a seleção natural pode ser relativamente rápida e estar por detrás de fenómenos com grande impacto na saúde humana e economia. Iremos rever os princípios da evolução e selecção natural e explorar alguns exemplos do impacto da ação da selecção natural no presente.

Entrada livre mas sujeita a inscrição prévia para
upp.secretaria@gmail.com (com nome e e-mail para remessa posterior de senha de acesso).

A UPP agradece a divulgação.

CONVÍVIO ANUAL DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

Sábado.20 junho – Jardim da UPP

Almoço, Reencontro, Música e Surpresas!

O convívio e partilha de afectos fazem parte da actividade da UPP enquanto espaço de reflexão crítica, de valores, ideias, causas, compromissos, criação, iniciativa e de transformação no sentido que um outro mundo melhor seja possível.

Contamos consigo! Inscreva-se já!

Este ano há que respeitar as medidas de segurança recomendadas, distanciamento e higienização. Não esquecer a máscara.

VER, PF, O CARTAZ ANEXO

INSCRIÇÃO: 20,00 / Pagamento no ato da inscrição. Lotação limitada.

Data: 
Sábado, Junho 20, 2020 - 12:30

Páginas

Subscribe to Universidade Popular do Porto RSS