Debate: As Farsas Eleitorais no Fascismo

No seguimento do ciclo debates de divulgação do Centro de Documentação e Informação da UPP, irá realizar-se o último debate no próximo dia 27 de Abril pelas 17:30h no anfiteatro nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Este debate, dedicado à questão das eleições durante o Fascismo, irá contar com a participação de Maria José Ribeiro, que integrou a Comissão de Jovens da Candidatura de Humberto Delgado em 1958.
Apelamos à presença de todos neste momento que está também integrado nas comemorações do 25 de Abril pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da UP em parceria com a UPP.

Tema:

Data: 
Quarta, Abril 27, 2016 - 17:30

Pelo Futuro Retomar Abril!

A Direção da UPP convida os sócios, alunos e amigos a participar no desfile popular do 25 de Abril, comparecendo às 14H00 no Largo Soares dos Reis, junto ao edifício da Ex-PIDE, e integrando a representação da UPP a partir desse lugar histórico da resistência.

Data: 
Segunda, Abril 25, 2016 - 14:00

A escola antes do 25 de Abril - Exposição e aula aberta na FPCE

No dia 20 de abril, pelas 17H30, a FPCEUP - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - acolhe uma aula aberta e uma exposição dedicadas à temática "A escola antes do 25 de abril".

Esta é uma iniciativa promovida pela FPCE, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, e pela UPP - Universidade Popular do Porto, integrada no projeto de divulgação de testemunhos e memórias de trabalhadores/as do Porto, preservados pelo Centro de Documentação e Informação da UPP sobre o Movimento Operário e Popular do Porto.

Programa:
17h30 – Visita guiada à exposição (Teresa Medina, átrio da FPCEUP)
18h00 – Visualização do vídeo “Memórias da escola” e debate (sala 250)

Amália Andrade
Ariana Cosme
Cristina Nogueira
Maria João Antunes
Teresa Medina

Tema:

Data: 
Quarta, Abril 20, 2016 - 17:30

"NOS 40 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA" - MOSTRA DOCUMENTAL NA TORRE DO TOMBO

No ano em que se comemoram os 40 anos da Constituição da República Portuguesa, aprovada em 2 de abril de 1976, a Torre do Tombo tem patente, no átrio principal, de 7 de Abril a 19 de Julho, uma mostra documental que alia o suporte digital à presença de originais.

Começando pelo primeiro texto constitucional português, a “Constituição Política da Monarquia Portuguesa decretada em 23 de Setembro de 1822”, mostra as restantes constituições liberais, onde se inclui uma edição especial da Carta Constitucional de 1826 impressa em Londres (1832), e termina com documentos do arquivo pessoal do deputado à Assembleia Constituinte, Dr. Álvaro Monteiro, relacionados com o texto constitucional que agora se comemora e que são mostrados ao público pela primeira vez.

.

Tema:

Debate - Apontamentos para a História do Movimento Sindical, 11 de Abril, 15H30, na Casa Sindical

Irá realizar-se no próximo dia 11 de Abril (Segunda-feira) pelas 15:30 horas, na Casa Sindical da União dos Sindicatos do Porto, um debate sob o tema "Apontamentos para a História do Movimento Sindical".

Será o terceiro de um ciclo de debates que se iniciou a 29 de Janeiro com o objectivo de divulgação do Centro de Documentação e Informação sobre o Movimento Operário e Popular do Porto da UPP. Este ciclo de debates integra-se no âmbito do desenvolvimento de um mestrado em Ciências da Educação, de Maria João Antunes, e do trabalho conjunto entre a UPP e a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto.

Este debate contará com a presença de Silvestre Lacerda, António Mota e Vítor Ranita.

Será visualizado um vídeo com excertos de testemunhos de trabalhadores e dirigentes sindicais.

Tema:

Data: 
Segunda, Abril 11, 2016 - 15:30

Páginas

Subscribe to Universidade Popular do Porto RSS