ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O NOVO ANO LETIVO NA UPP

Encontram-se abertas a partir de 21 de Junho as novas inscrições para o ano letivo de 2018/2019 da UPP. Tanto nas reinscrições como nas novas inscrições que forem feitas até 14 de Julho, haverá uma bonificação de 50% sobre o valor da joia.
No próximo ano letivo, para além dos cursos que transitam, haverá novos cursos que despertarão novos interesses. Todos esses cursos só são possíveis com a disponibilidade demonstrada pelos orientadores, cuja participação e contributo é fundamental para a atividade da UPP.
A abertura das aulas ocorrerá a 17 de setembro de 2018 e o encerramento a 15 de julho de 2019, mantendo-se a resposta à persistente solicitação dos alunos.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas junto da secretaria da UPP.

Debate sobre "Aspectos históricos da formação do marxismo", com Guilhermino Monteiro

Os primeiros escritos de Marx e Engels mostram um pensamento que se insere na linha contínua e inquebrantável da história da emancipação humana. Como Marx afirmava aos 17 anos, enquanto estudante de liceu, «a História exalta os que se enobreceram trabalhando pelo bem comum. A experiência mostra que é sempre mais feliz quem trabalha para o bem do maior número». O marxismo não é meramente uma teoria com uma elevada carga ideológica e nisso diferencia-se das correntes filosóficas suas contemporâneas. Não é uma escolha casual dos seus autores, constituiu-se, antes, como necessidade histórica. Para um conhecimento mais enriquecedor da sua mensagem, torna-se fundamental buscar, estudar e compreender as suas raízes históricas, de que Marx e Engels foram portadores.

Data: 
Quinta, Junho 21, 2018 - 18:00

CONVÍVIO DO FIM DO ANO LETIVO

O encerramento do ano letivo dos cursos de dia da UPP é assinalado no dia 16 de Junho com um convívio que integrará um almoço e várias atividades culturais.

O convívio começará com uma visita ao Museu Nacional de Soares dos Reis, às 10 h.

A partir das 13h, haverá lugar para o almoço no Restaurante da Casa Diocesana – Seminário de Vilar e para uma animada tarde musical.

A música marcará presença com a atuação do Coral da UPP, dirigido por Rui Rodrigues, do Grupo de Cavaquinhos da UPP, dirigido por Belmiro Silva, e ainda com a atuação de Minda e seus Amigos.

Haverá também uma peça de teatro alusiva a um momento da História de Portugal, representada pelos alunos do curso de Reflexões sobre a História, com criação e direção da professora Fátima SIlva.

Tudo isto assinalará a festa de encerramento do ano letivo, onde a presença de todos é imprescindível.

2ª SESSÃO DE DIVULGAÇÃO DO ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Em continuação da apresentação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo realizada em 18 de Abril, Silvestre Lacerda, diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, vai realizar uma segunda sessão na UPP no dia 6 de Junho, às 16H15.

Na primeira sessão, Silvestre Lacerda abordou em particular o espólio histórico do Portugal mais antigo.

Esta nova sessão será mais direcionada para os arquivos da época contemporânea, em particular os da ditadura portuguesa.

Participe.

Exposição do MDM sobre "A Mulher e o Trabalho" na UPP

Uma exposição fotográfica alusiva ao papel da mulher no trabalho, promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres, com apoio da CIG, estará em exposição na sede da UPP de 25 de Maio a 23 de Junho.

Contribuindo para a reflexão sobre a presença da mulher num mundo do trabalho em constante mudança e sobre o contributo mais geral das mulheres para o desenvolvimento do país, esta exposição salienta como processos fortes desse contributo: Trabalhar, Criar, Valorizar.

As fotografias, do acerbo da MDM e de militantes do MDM, valorizam a participação e o estatuto das mulheres em várias áreas de actividade e na sociedade em geral.

A exposição, que a UPP se orgulha de apresentar, será inaugurada no dia 25 de Maio, às 17H00.

UMA CONVERSA SOBRE O FUTURO, com Frederico Carvalho

Em 26 de Maio, sábado, às 15h00, o investigador científico Frederico Carvalho promove na UPP "Uma Conversa sobre o Futuro" à volta de preocupações dos nossos dias. Os seguintes temas serão motivo de "conversa":

• Porque vamos falar do futuro? Um pouco de ”filosofia”
• A árvore da Ciência do Bem e do Mal
• A humanização dos robots e a robotização dos seres humanos
• A ameaça nuclear
• Armas comandadas à distância e armas com autonomia de decisão
• Novas armas nucleares
• Armas de energia dirigida
• Ciberguerra no espaço e à superfície da Terra

Participe

Data: 
Sábado, Maio 26, 2018 - 15:00

Lançamento do Livro de Margarida Tengarrinha "MEMÓRIAS DE UMA FALSIFICADORA - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal"

Em 25 de Maio, às 18H00, realiza-se na sede da UPP o lançamento do livro de Margarida Tengarrinha "MEMÓRIAS DE UMA FALSIFICADORA - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal".

Esta iniciativa conjunta da Universidade Popular do Porto e das Edições Colibri terá apresentação de Manuel Loff e Silvestre Lacerda.

Tema:

Data: 
Sexta, Maio 25, 2018 - 18:00

Páginas

Subscribe to Universidade Popular do Porto RSS