Solidariedade com o Povo de Cuba - Fim ao Bloqueio

O bloqueio económico, comercial e financeiro que os EUA impõem há 65 anos a Cuba é uma agressão à soberania, à independência e aos direitos do povo cubano.
O bloqueio é composto por um conjunto de medidas e sanções que procuram impedir o desenvolvimento económico e social de Cuba e provocar as maiores carências, prejuízos e sacrifícios ao povo cubano.
O bloqueio iniciou-se em 1960. A Assembleia Geral da ONU já por 32 vezes se pronunciou esmagadoramente pelo fim deste bloqueio. Em 2024, esta resolução só teve contra os votos dos representantes dos Estados Unidos da América e de Israel.

Campanha de Solidariedade

Diversas entidades, às quais se associa a UPP - Universidade Popular do Porto, decidiram promover uma campanha de solidariedade para com o povo cubano, apelando à contribuição solidária de todos, de múltiplas formas reafirmando a exigência do fim deste desumano bloqueio e expressando, de forma inequívoca, a solidariedade do povo português para com Cuba.

A campanha materializa-se através da recolha de fundos e bens, nomeadamente: medicamentos, equipamento médico e material escolar.

As contribuições em dinheiro podem ser feitas por transferência bancária para o IBAN PT50 0033 0000 0058 0164 1169 7, da Associação de Amizade Portugal Cuba – AAPC.- mencionando a descrição “Por Cuba! Fim ao Bloqueio!”.

Para recolha de ofertas, nomeadamente de material escolar, a UPP – Universidade Popular do Porto é um local de recolha, durante os meses de novembro e dezembro de 2025./b>

Divulgamos esta campanha e apelamos à participação de todos os que a queiram apoiar.

30 de Outubro de 2025
A Direção da UPP