Economia

CONFERÊNCIA DE SÉRGIO RIBEIRO: Uma leitura (no ano do bicentenário de Marx) sobre ética e estética - O “bom” e o “bonito” em economia

Segunda feira, 09 de Julho 2018, às 18 horas, na UPP

Em intervenção num painel – Economia & Direito: entre ética e estética –, de acção de formação de professores com o título genérico Ética & Estética: leituras possíveis, apoiei a minha leitura possível em textos de Marx, nomeadamente nos Manuscritos de 1844. Assim me embrenhei, de novo, no processo que, iniciado documentalmente com as cartas do jovem estudante a seu pai, tem um patamar em 1867 com a publicação do Livro 1º de O Capital, e está inacabado porque é inesgotável… e imparável. Essa participação serviu para assinalar o segundo centenário do nascimento de Marx, e serve, desde que adaptada, a outros espaços de exposição e debate onde tal se queira assinalar.

Podem identificar-se duas leituras possíveis de ética e estética (com sub-leituras) nos contextos, textos e termos da área do conhecimento que se usa chamar economia. Exponho, para abrir debate, uma leitura – de economista por profissão, deformação e formação – que se escora no processo marxista de crítica da economia política (em necessária permanente actualização), partindo sempre dos seus conceitos teóricos e análises de funcionamento, versus leituras tecno-pragmáticas pouco éticas e nada estéticas, ou melhor, que escondem uma moral sua e uma estética de élite, sob manto de enganadoras e públicas bondades e diáfanas e privadas belezas.

Sérgio Ribeiro

Tema:

3 obras de António Avelãs Nunes

Apresentação dos livros:
Os trabalhadores e a crise do capitalismo

A Europa como ela é

O Euro:das promessas do paraíso às ameaças da austeridade perpétua

Intervenção de Sérgio Ribeiro

Intervenção de António Avelãs Nunes

Tema:

Data: 
Quinta, Setembro 17, 2015 - 17:00

Debate sobre o setor financeiro

Nos dois debates realizados na Universidade Popular do Porto sobre a nacionalização da banca e dos seguros de 1975, emergiu a necessidade de se continuar a análise do sector financeiro em Portugal e das suas relações com a economia e com o poder político, no quadro da atual situação de crise e de austeridade. Nesse sentido, a UPP e três sindicatos do setor, o SINAPSA, dos seguros, o STEC, da CGD, e o SINTAF, da banca, vão promover esse debate.

Segunda, Junho 30, 2014 - 17:30

O "Século Soviético": por Sérgio Ribeiro

A situação na Rússia em 1917, a necessidade (e as condições) de mudança. O percurso. As conquistas sociais.

  1. As questões prioritárias: guerra e reforma agrária
  2. Da guerra imperialista à guerra civil e o apoio do campesinato
  3. O começo do “século soviético”
  4. O monetarismo, o neo-liberalismo, os anos 80,
    “mais democracia, mais socialismo” ou “mais mercado, menos socialismo”

Intervenção de Sérgio Ribeiro

Tema:

Actividade:

Data: 
Sábado, Novembro 25, 2017 - 16:00

Páginas

Subscribe to RSS - Economia