Literatura

À CONVERSA COM DOMINGOS LOBO - 15 de junho

Na quarta-feira, 15 de Junho, às 18h00, na iniciativa "A Universidade Popular do Porto à Conversa com Escritores", o convidado será o escritor e crítico literário Domingos Lobo, sendo seus interlocutores o crítico literário e também poeta e escritor José António Gomes e a jurista Katia Castro.

Sessão presencial e por videoconferência

Domingos Lobo (n 1946) é romancista, dramaturgo, poeta e crítico literário, com vasta obra e diversos títulos premiados. Foi ator, encenador, programador cultural e é diretor do jornal A Voz do Operário. Editou “Os Navios Negreiros Não Sobem o Cuando” (1993, Prémio de Ficção Cidade de Torres Vedras), “As Lágrimas dos Vivos” (2005), “Território Inimigo” (2009), “Largo da Mutamba” (2015, Prémio Alves Redol 2013) e outras obras de ficção. Finalista do Prémio Leya em 2017, e agora publicado com chancela da Vega, “Faz Frio Neste Lado da Noite” (2022) é o seu último romance. No domínio teatral, é autor de “Cenas de Um Terramoto” (2010), “Não Deixes que a Noite se Apague” (2009, Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno) e “A Fome dos Corvos e Outros Pretextos Teatrais” (2020). “O Rosto em Ruínas” (2020) é um dos seus últimos livros de poesia, área em que também obteve distinções.

Participação livre
(para videoconferência inscreva-se por email para secretaria@upp.pt)

Data: 
Quarta, Junho 15, 2022 - 18:00

CURSO DE "INTRODUÇÃO À OBRA DE JOSÉ SARAMAGO"

No ano em que se iniciam as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, a UPP - Universidade Popular do Porto tem o prazer de anunciar a realização de um curso de "Introdução à Obra de Saramago" às terças-feiras às 16h30 a partir de 3 de Maio de 2022 até 12 de Julho, sob a coordenação do professor Mário David Soares.

Dirigido a todos aqueles que se interessam pela obra ímpar do único português laureado com o prémio Nobel da literatura, incluindo os jovens ou não jovens que se querem iniciar na leitura da sua obra, o curso conterá componentes essenciais da vida e da obra de José Saramago:

- abordará o contexto biográfico do autor e fará um percurso pela diversidade da sua produção literária

- impulsionará, a partir da leitura de textos dos seus livros, a descoberta da criatividade da sua obra, da atualidade das temáticas e da sua dimensão universalista

- refletirá sobre o impacto da sua obra na cultura nacional e sobre o seu reconhecimento internacional

Informe-se das condições de inscrição junto da secretaria da UPP

Rua da Boavista, 736  4050-105 PORTO
T: 226098641 – 963874167
secretaria@upp.pt

Ficheiros: 

À CONVERSA COM O ESCRITOR JOSÉ SOARES MARTINS - 18 de Abril

Na iniciativa "a Universidade Popular do Porto à Conversa com Escritores", no dia 14 de abril de 2022, quinta-feira, às 18,00 horas, o convidado será o escritor José Soares Martins e o seu interlocutor será o crítico literário e também escritor José António Gomes.

Sessão presencial e por videoconferência.

Para conhecer a sua obra:
É poeta, contista, professor universitário e investigador na área da criminologia. Publicou livros de poesia: Ruínas e Bastiões (Chiado Editora, 2022) e três obras em co-autoria: Bicho da Seda (Poética, 2020), Ménage à Trois (Cordão de Leitura, 2011) e Setembro (Plenilúnio, 1984). Poemas e contos dispersos em várias publicações periódicas e colectâneas. É também poeta de letras para canções, por exemplo das bandas Jafumega (com o popular tema “Ribeira”), João C. Bom, Johnny Johnny e de outros intérpretes. Foi guionista, em colaboração autoral, numa sitcom para a RTP/Porto. Escreveu para espectáculos musicais, em coautoria, com Carlos Tê e João Monge. É autor de crónicas e folhetins publicados nos jornais Expresso, Comércio do
Porto, O Primeiro de Janeiro, e na revista do Jornal de Notícias.

Participação livre
Para a participação online, deve ser feita inscrição prévia para secretaria@upp.pt
(envie nome e email para remessa de link de acesso).

Data: 
Sexta, Abril 8, 2022 - 18:00

VIDEOCONFERÊNCIA: À CONVERSA COM RITA CRUZ

Um novo ano e a Universidade Popular do Porto à conversa com escritores regressa para se afirmar como iniciativa cultural na cidade do Porto, com extensão para todo o mundo por videoconferência.

No dia 13 de Janeiro, quinta-feira, às 18h00, a convidada é a jovem escritora Rita Cruz, que terá como interlocutor o crítico e também escritor José António Gomes.

Rita Cruz estreou-se como escritora com o romance No País do Silêncio em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos na área dos direitos humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta, passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália, vivendo atualmente na Malásia. Escreveu a rubrica “Nós lá fora” na Visão e tem um blog pessoal em www.ritacruz.org.

Participação livre, sujeita a inscrição prévia em secretaria@upp.pt
(envie nome e email para remessa de link de acesso).

Data: 
Quinta, Janeiro 13, 2022 - 18:00

JOÃO PEDRO MÉSSEDER NA UPP COM NOVO LIVRO

JOÃO PEDRO MÉSSEDER (nome literário de José António Gomes) estará na UPP no dia 14 de dezembro, terça-feira, pelas 18.00 horas, para nos falar do seu livro Estação dos Líquidos, com o qual obteve o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres 2021.

Estação dos Líquidos é uma edição da Elefante Editores (com apoio da União das Freguesias de S. Pedro da Cova e Fânzeres).

A apresentação da obra estará a cargo da pedagoga e ensaísta Estela Rodrigues e será completada com leitura de poemas pelo autor, com o diálogo com o público e com uma sessão de autógrafos no local.

João Pedro Mésseder é autor de poesia, contos breves e livros para a infância e a juventude, além de investigador e professor do ensino superior. Obteve o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia pelo livro Fissura; o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância por Pequeno Livro das Coisas, e o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores para o melhor livro de literatura para a infância de 2016, pela obra De Umas Coisas Nascem Outras.

Participação presencial livre.

Quem deseje participar via zoom deve fazer a inscrição para secretaria@upp.pt (para depois receber os dados de acesso).

Data: 
Terça, Dezembro 14, 2021 - 18:00

Cancelada Conversa com os Escritores Rita Cruz e Pedro Estorninho

Por motivos imprevistos, foi cancelada a conversa com os escritores Rita Cruz e Pedro Estorninho prevista para o próximo dia 9 de Dezembro, definindo-se desde já o propósito de a agendar oportunamente..

Entretanto, a próxima iniciativa da UPP decorrerá no próximo dia 14 de dezembro de 2021, pelas 18 horas, e será uma conversa com João Pedro Mésseder (nome literário de José António Gomes).

Esta sessão, presencial e por videoconferência, realiza-se a propósito da obra poética Estação dos Líquidos, o novo livro de João Pedro Mésseder, Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres 2021. Estação dos Líquidos é uma edição da Elefante Editores (com apoio da União das Freguesias de S. Pedro da Cova e Fânzeres).

A apresentação da obra estará a carto da pedagoga e ensaísta Estela Rodrigues e será completada por leitura de poemas pelo autor, diálogo com o público e sessão de autógrafos.

À CONVERSA COM RITA CRUZ E PEDRO ESTORNINHO

A Universidade Popular do Porto estará "À Conversa com Escritores" na quinta-feira, dia 9 de Dezembro, às 18.00h, tendo como convidados os jovens escritores Rita Cruz e Pedro Estorninho.

Nesta conversa, que visa conhecer os autores e as suas obras, o interlocutor será o professor e escritor José António Gomes.

A participação é livre e pode ser feita presencialmente na UPP ou por videoconferência, mediante inscriçao prévia.

Inscreva-se com envio de email para secretaria@upp.pt, indicando opção por participação presencial ou por videoconferência.

RITA CRUZ estreia-se como escritora com o romance No País do Silêncio em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos na área dos Direitos Humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália e atualmente vive na Malásia. Escreveu a rubrica Nós lá fora na revista Visão e tem um blog pessoal www.ritacruz.org

PEDRO ESTORNINHO é actor, encenador, dramaturgo e escritor. Desde 1995 trabalhou em companhias e espaços de criação nacionais e estrangeiros, a Barraca, Teatro da Trindade, Companhias de Teatro de Sintra e de Portel, Panmixia, Satyros (Brasil), Teatro Comunale Benevento (Itália), Theatre Repetition (França), entre outros. Encenou e escreveu para Companhia de Teatro de Sintra,Art'Imagem, Companhia de Teatro de Portel, Festival de Artes de Monsaraz Museu Aberto, Protolab, Theatre Repetition,Teatro Bocage, CriArTeatro (Cabo-Verde), entre outros. É director artístico da companhia TEatroensaio e responsável pela revista Ensaios de Teatro. Como escritor publicou de 2019 a 2021 as obras Das Origens, Princípio do Corpo e Memórias do Realismo Mágico.

Data: 
Quinta, Dezembro 9, 2021 - 18:00

Páginas

Subscribe to RSS - Literatura