Sociologia

COMUNICADO AOS ALUNOS:- SUSPENSÃO PROVISÓRIA DAS AULAS PRESENCIAIS

Caros alunos dos cursos livres

No quadro do acompanhamento da evolução da pandemia do COVID 19, verifica-se nos últimos dias um rápido crescimento de novos casos no país e na região do Porto em particular.

Esta situação exige procedimentos que permitam a contenção da transmissão da doença, pelo que na Universidade Popular do Porto consideramos ser de adotar as seguintes medidas:

1– Suspender durante os próximos quinze dias as aulas presenciais e prosseguir as aulas apenas por videoconferência, reavaliando-se entretanto o evoluir da situação epidémica.
2- Apoiar das formas possíveis todos os alunos que tiverem dificuldades nas ligações por internet às aulas por videoconferência.
3 – Manter uma forte ligação e disponibilidade solidária entre todos neste período mais difícil.
4 – Continuar a manter rigorosamente as medidas já adotadas: uso de máscara, distanciamento físico e higiene das mãos.

Vamos continuar a fazer tudo o que nos for possível para que a UPP contribua para que haja menos e não mais casos de COVID 19.

Contamos como sempre com a vossa colaboração.
Um abraço solidário

29 de Outubro 2020
A Direção da Universidade Popular do Porto

COMUNICADO SOBRE A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS NA UPP A PARTIR DE 16 DE MARÇO

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS

Tendo em conta a evolução da pandemia do COVID 19, a nível mundial e no nosso país, o Governo adotou em 12 de Março um conjunto de medidas tendo por objetivo diminuir o risco de transmissão do vírus, através da redução do número de contactos interpessoais.
Entre as medidas adotadas foi decidida a “suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais nas escolas de todos os níveis de ensino a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de março”.
Neste contexto, a Direção da UPP - Universidade Popular do Porto, apoiando todas as medidas que contribuam para controlar esta epidemia, suspende as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de março.
Estão em estudo formas alternativas de compensar esta suspensão.
A todo o momento será reavaliada a situação.

A UPP - Direção da Universidade Popular do Porto

13 Março 2020

CONFERÊNCIA FERNANDO LOPES-GRAÇA - A OBRA E O HOMEM - 1 DE MARÇO, NA CASA DAS ARTES

Fernando Lopes-Graça é um dos maiores vultos da História da Música Portuguesa que começa, pouco a pouco, a ser conhecido e imediatamente aclamado no estrangeiro.
Não é fácil dissociar a personalizada solidez da sua obra musical do seu pensamento, da sua intervenção cívica e política.
O compositor, pensador e cidadão venceu claramente a feroz luta que lhe foi movida pelo regime fascista, pelo preconceito e pela ignorância, armado apenas do seu génio, da sua inextinguível capacidade de trabalho e das suas inquebrantáveis e corajosas convicções. A luta foi feroz e dura - tudo lhe foi negado e retirado, mesmo a possibilidade de leccionar -, tendo Lopes-Graça sobrevivido a momentos dramáticos. Desde prisões políticas, desterro e exílio, graves problemas de saúde e uma permanente perseguição à sua pessoa, à sua obra, às instituições que criou e a que se ligou.
O 25 de Abril veio iluminar a sua vida e obra que até hoje não tem parado de se impor, de ganhar novos públicos e novos intérpretes.
A propósito do livro "Em torno de Lopes-Graça. Pensamento - Resistência - Criação", de Fausto Neves, a Universidade Popular do Porto e o Coral de Letras da Universidade do Porto organizam, com parceria da DRCN/Casa das Artes, uma sessão dedicada ao compositor e resistente, onde intervirão Fausto Neves, José Luís Borges Coelho e Manuel Pires da Rocha e actuarão o violinista Hugo Brito, o pianista Fausto Neves, o Coro da UPP e o Coral de Letras da Universidade do Porto.

Data: 
Domingo, Março 1, 2020 - 16:00

Paul Thompson na UPP

No dia 17 de novembro, esteve na UPP Paul Thompson, professor britânico, pioneiro na investigação na área das ciências sociais e em história social e autoridade mundial no âmbito da História Oral. Na vasta bibliografia de que é autor, o seu livro “The Voice of the Past” (1978) teve a quarta edição em 2017.
Nesta visita à UPP, que teve como objetivo o conhecimento direto do CDI - Centro de Documentação e Informação sobre o Movimento Operário e Popular do Porto (que comemora 20 anos em 2021), foi possível mostrar parte do seu acervo e conversar sobre as experiências de trabalho nesta temática.

Óscar Lopes - Sessão Evocativa na UPP

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de
Óscar Lopes, a UPP promove em 14 de dezembro uma sessão
evocativa sobre o homem que foi um dos seus fundadores e que, com a
sua atividade cultural e cívica multifacetada, se tornou uma figura
maior da cultura e da cidadania portuguesas.

Intervenções de Fátima Oliveira, Jorge Sarabando,
José António Gomes e José Luís Borges Coelho.

Data: 
Quinta, Dezembro 14, 2017 - 18:00

Páginas

Subscribe to RSS - Sociologia