Por “Terras do Vez” e do “Parque Natural Peneda Gerês”

VISITA DE ESTUDO

Porta do Mezio, Vila do Soajo, Arcos de Valdevez

O património, a paisagem, as artes e os ofícios tradicionais de um espaço natural único e deslumbrante.
Os sabores e aromas!

Programa: 

PROGRAMA PROVISÓRIO:

07h.45 Concentração do Grupo na UPP
10h.00 Visita guiada à Porta do Mezio
12h.30 Almoço Regional
15h.00 Visita guiada à Vila do Soajo
17h.30 Visita guiada à Vila de Arcos de Valdevez
18h.30 Partida de Regresso
20h.00 Chegada à UPP (Previsão)

O programa pode ser alterado no decorrer da visita

Nas “Terras do Vez” descubra o património, a paisagem, as artes e os ofícios tradicionais de um espaço natural único e deslumbrante, numa portentosa sinfonia de sol e de brisas, de luz e de cores, em que o verde é dominante. A nordeste, é a imensa riqueza cultural e paisagística do “Parque Nacional da Peneda-Gerês”; a quase lendária terra de Soajo e a reminiscência da velha economia agro-pastoril, apoiada na transumância entre “brandas” e “Inverneiras”.

A “Porta do Mezio”, cuja principal finalidade é divulgar, informar e promover o Parque Nacional da Peneda Gerês, está dotada de vários equipamentos como o Núcleo Museológico, Museu Rural, Espaço de Exposições, Oficina Temática, Parque da Biodiversidade, Parque “Complexo Agro-Silvo-Pastoril das Serras da Peneda e Soajo”, Torre de Observação e Piscina biológica. A Fauna do Parque Nacional e do próprio concelho, encontra-se aqui representada no que será o único espaço artístico do género em Portugal.

A vila do SOAJO, uma Vila com História, consta que terá sido fundada no século I. Característico da área geográfica da serrania da Peneda, Gerês e Amarela, o sistema de habitat de "brandas" e "inverneiras" é um marco referencial da maior singularidade e interesse etnológico e patrimonial, com formas particulares de vivência e organização social e económica. A Vila do Soajo é também famosa pelo vasto conjunto de espigueiros. O mais antigo data de 1782. A vida em comunidade sempre foi um dado muito importante nesta aldeia. Até há cerca de um século atrás, o Soajo tinha um juiz eleito pelo povo.

Inscrição: 55,00€
Informações e inscrições na secretaria da
UPP - UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO
Rua da Boavista, 736 ■ 4050-105 Porto
T 226098641 | 963874167 ■ geral@upp.pt