Visita de Estudo a Rio Maior e Terra Chã

No sábado, 9 de Abril, a visita de estudo da Universidade Popular do Porto vai até Rio Maior e Terra Chã, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

RIO MAIOR, muito para descobrir!

Aqui encontram-se a paisagem serrana e a zona do Bairro Ribatejano, um espaço privilegiado entre a Região do Vale do Tejo e o Litoral Oeste de Portugal. O potencial turístico do concelho está, sobretudo, associado ao carácter rural da sua vivência passada e à sua integração no Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros, onde por vezes o cultural e o ambiental se associam de modo exemplar.

O nosso cirandar por Rio Maior contempla a VILLA ROMANA, construída no séc. I d.c., tem como a sua última grande fase de obras o séc. III/IV. Implantada à beira do rio Maior, constitui o núcleo a partir do qual se estruturou a aldeia, a vila e hoje cidade de Rio Maior e a CASA SENHORIAL D EL REI D. MIGUEL onde está exposto o espólio de peças recolhidas no concelho e que ilustram um pouco da sua história. O imóvel sempre foi conhecido por Casa de D. Miguel por se saber que o rei aqui estacionou no período conturbado da Revolução Liberal.

Depois, seguimos para as SALINAS NATURAIS DE RIO MAIOR, uma maravilha da natureza e únicas no interior de Portugal, encaixadas num vale tifónico no sopé da Serra dos Candeeiros, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. A interrogação natural de quem visita o local é saber como, inesperadamente, a cerca de 30 km do mar e ocultas pelas encostas circundantes, rodeadas de vinhas e terras de cultivo, surgem as Salinas.

Chegada a hora, no Restaurante da Cooperativa “Terra Chã” l, em pleno Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, o almoço espera-nos no que pretende “recriar alguns pratos perdidos, do tempo dos avós”

Após o almoço, o guia da Cooperativa eva-nos na visita guiada - de autocarro e pequenos percursos a pé - aos pontos mais importantes da zona, como o Centro de tecelagem artesanal; os sistemas tradicionais de recolha e armazenamento de águas no Parque Natural; a nascente do olho de água de Alcobertas; o Dólmen / Anta Capela de Alcobertas, etc., sem esquecer uma paisagem de rara beleza que se estende da serra até ao mar.

Consulte o folheto anexo ou informe-se junto da secertaria da UPP