Conferência de Eloy Rodrigues em 18 Fevereiro : A ciência ao serviço da humanidade - Oportunidades e ameaças para a ciência aberta

A UPP -Universidade Popular do Porto tem o prazer de anunciar a realização no dia 18 de Fevereiro, quinta-feira, às 18h00, da Conferência "A ciência ao serviço da humanidade? Oportunidades e ameaças para a ciência aberta", com Eloy Rodrigues na Rua da Boavista, 736 - Porto.

A participação é livre. Para a participação por videoconferência deve ser feita pré-inscrição com envio de email para para secretaria@upp.pt ou preenchendo o formulário AQUI

Eloy Rodrigues é Director dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho. Nas duas últimas décadas tem trabalhado na promoção do acesso aberto e da ciência aberta, tendo liderado, em 2003, a criação do RepositóriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho e, desde 2008, coordenando a equipa da UMinho que desenvolve o projeto repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.
É membro do EUA Expert Group on Open Science, em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da UMinho em mais de uma dezena e meia de projetos financiados pela UE e relacionados com os repositórios e a ciência aberta. Foi Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), entre 2015 e 2021.
É Vice-Presidente do Executive Board do OpenAIRE AMKE e membro do Comité Consultivo da SciELO Portugal
.

Como foi progressivamente compreendido, sobretudo nos últimos séculos, o conhecimento científico é não só promotor de desenvolvimento, mas revela-se também indispensável para enfrentar os complexos desafios sociais, económicos e ambientais das nossas sociedades, cada vez mais complexas e dependentes de tecnologias sofisticadas.
Nas duas últimas décadas, o acesso aberto ao conhecimento e a ciência aberta foram ganhando crescente reconhecimento e apoio quer na comunidade científica, quer por parte de entidades financiadoras ou governamentais por todo o mundo. Uma das expressões desse reconhecimento foi a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta, adotada em 2021. Existem inúmeras definições de ciência aberta, mas, em síntese, ela refere-se à abertura dos processos e dos resultados (dados, publicações, código, etc.) de investigação, englobando várias componentes e práticas (como a ciência cidadã ou os recursos educativos abertos), facilitando a colaboração e aumentando a transparência e a reprodutibilidade.
A afirmação da ciência aberta resultou da combinação de vários fatores entre os quais se podem destacar dois. Em primeiro lugar, a compreensão que ela é a forma “certa” de fazer ciência: dado que a criação de novo conhecimento é um processo essencialmente “cumulativo”, ou seja,dependente do acesso e reutilização de conhecimento anterior, o acesso aberto é a forma de promover a rapidez e a eficiência na investigação científica (e por isso a ciência aberta é o modo que imediatamente se adotou nas emergências sanitárias da Zika e do COVID-19). Em segundo lugar, dado uma parte significativa da investigação científica é realizada com financiamento público, garantir que os seus resultados ficam também disponíveis publicamente é a melhor forma de maximizar o retorno do cada vez maior investimento que as nossas sociedades realizam em investigação.
Mas o crescimento de movimentos, com reforçada expressão política, que questionam a utilidade e a validade/autoridade do conhecimento científico, as crescentes tensões geopolíticas, com a consolidação de “blocos” competidores e antagónicos que dificultam a cooperação científica internacional e privilegiam a “segurança” em detrimento da “abertura”, e o profundo impacto da inteligência artificial em vários aspetos do processo de investigação, representam sérios desafios à ciência aberta. Nesta sessão falaremos das origens e evolução da ciência aberta e das oportunidades e ameaças que enfrentam no tempo presente.

Para mais informações deve ser contactada a secretaria da UPP (email: secretaria@upp.pt ou T: 226098541)

PARTICIPE!

Data: 
Quinta, Fevereiro 19, 2026 - 18:00