O MOVIMENTO ESTUDANTIL E A REVOLUÇÃO DE ABRIL - CONFERÊNCIA NA UPP EM 19 DE ABRIL

No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, a UPP - Universidade Popular do Porto tem o prazer de anunciar a realização de uma conferência sobre "O Movimento Estudantil e a Revolução de Abril - Lutas dos Estudantes no Porto", apresentada por Maria João Antunes, no dia 19 de Abril, sexta-feira às 18H00.

Com participação livre na sede da UPP, na Rua da Boavista, 736 - Porto, a conferência poderá também ser participada pela internet, sendo apenas necessário neste caso ser feita pré-inscrição com envio de email para secretaria@upp.pt.

Nota biográfica: Maria João Antunes é investigadora na Universidade Lusófona e professora assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Doutorou-se, em 2022, em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a tese: “Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril – Os movimentos estudantis do Porto (1968-1974)”.

Resumo da comunicação: Os estudantes organizados nas suas associações foram um dos sectores significativos na resistência à ditadura portuguesa. Ainda que sejam mais conhecidas as suas ações na academia de Coimbra e de Lisboa, também no Porto foram protagonistas de uma luta persistente contra o fascismo que foi sendo desenvolvida de forma contínua e com tenacidade. As suas reivindicações e ação são património histórico e contribuíram indelevelmente para as transformações verificadas no campo educativo após a revolução do 25 de Abril. Na presente conferência procurar-se-á caracterizar a organização, formas de ação e reivindicações estudantis no Porto, nos últimos anos da ditadura (1968-1974), assim como descrever alguns dos momentos mais participados e simbólicos protagonizados pelos estudantes no período. O objetivo é não só contribuir para o conhecimento sócio histórico sobre a ditadura e, em especial sobre a resistência antifascista estudantil, mas também proporcionar um momento de discussão sobre as conquistas do 25 de Abril no campo educativo no ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução.

PARTICIPE!

Data: 
Sexta, Abril 19, 2024 - 18:00